Ultimas

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Chuva leva duas cidades do Paraná a decretar situação de emergência.

Chuva foi registrada entre o fim da tarde de sexta-feira (20) e domingo (22). São João e Salto do Lontra decretaram nesta segunda-feira (23).

Em todo o Paraná, 53 mil pessoas foram afetadas pela chuva. 
(Foto: Assessoria de Imprensa/Defesa Civil/Divulgação)

Os municípios de São João e Salto do Lontra, no sudoeste do Paraná, decretaram situação de emergência nesta segunda-feira (23) por causa das chuvas e vendavais ocorridos entre o fim da tarde de sexta-feira (20) e o domingo (22). De acordo com a Defesa Civil, outras cidades devem decretar situação de emergência nas próximas horas. Em Corbélia, no oeste do estado, por exemplo, onde 10 mil pessoas foram afetadas, o prefeito Ivanor Bernardi (PSB) informou ao G1 que já fez a solicitação e aguarda resposta da Defesa Civil da União e do Estado para saber se decreta situação de emergência ou calamidade pública.

Em todo o Paraná, 53 mil pessoas foram afetadas pela chuva, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado às 18h desta segunda. No total, 3.235 pessoas ficaram desalojadas e 2.510 ainda permaneciam. Além disso, 18 estão desabrigados. Já o número de residências danificadas é de 11.191. Quarenta e seis cidades do estado foram atingidas pela chuva.

A cidade de Corbélia, de acordo com o levantamento, foi a mais afetada pelas chuvas e vendaval. Com 17 mil habitantes, 80% das residências foram danificadas e ao menos 23 pessoas ficaram feridas e 15 desabrigados. Na tarde desta segunda, quatro permaneciam internadas no Hospital Santa Simone, duas em estado grave. Quase todas se feriram após caírem do telhado tentando evitar que a chuva causasse mais prejuízos.
Estragos provocados pela chuva foram registrados em quase 80% do município. 
(Foto: Adriana Calicchio/ RPC TV)

Na tarde de domingo (22), o governador Beto Richa (PSDB) sobrevoou a cidade de helicóptero para ter uma noção dos prejuízos. Ele também conversou com voluntários que estão trabalhando no atendimento aos afetados. Por causa dos estragos, as aulas nas escolas das redes estadual e municipal estão suspensas.

Entre os outros municípios atingidos estão Ampére, Campina do Simão, Cantagalo, Capanema, Chopinzinho, Coronel Vivida, Francisco Beltrão,Guaraniaçu, Guarapuava, Londrina,Marmeleiro, Marquinho, Nova Esperança do Oeste, Nova Prata do Iguaçu, Prudentópolis, Realeza, Salto do Lontra, Santo Antônio, São João, Turvo e Verê, Alto Paraíso, Altônia, Bela Vista do Paraíso, Flor da Serra do Sul, Foz do Jordão, General Carneiro, Guaraniaçu, Honório Serpa, Japurá, Lapa,Mangueirinha, Pinhão, Pranchita, Santa Izabel do Oeste, Santa Maria do Oeste, São Jorge do Oeste, Quitandinha.

Sudoeste
Em vários municípios do sudoeste do estado, agricultores tiveram prejuízos com as lavouras de trigo e de milho. Em Verê, ao menos 30 aviários foram destruídos durante a chuva. O prejuízo estimado em uma das propriedades passa de R$ 100 mil. Muitas aves morreram e as que sobreviveram tiveram de ser transferidas para outros aviários. No distrito de Presidente Kennedy, quase todos os imóveis foram afetados. Na escola, parte do teto foi totalmente danificado e a chuva molhou livros e computadores. As aulas também foram suspensas nesta segunda.

Cerca de 70 propriedades rurais de Itapejara d'Oeste foram afetadas e 40 famílias tiveram que passar a noite de domingo (22) na casa de familiares. Em Coronel Vivida, a chuva de granizo que durou cerca de 20 minutos e o vento forte destruíram quase todo o telhado de uma escola rural do município que ficou alagada. As aulas foram suspensas por tempo indeterminado. E, no distrito de Vista Alegre, todas as 100 casas da comunidade tiveram a cobertura danificada.

A chuva de granizo que atingiu Corbélia na sexta-feira (20) deixou ao menos 23 feridos, quase todos por causa de quedas do telhado (Foto: Assessoria de Imprensa/Divulgação/Defesa Civil)

Previsão
A chuva deve dar uma trégua até o início da noite desta segunda em praticamente todo o estado, segundo a previsão da Somar Meteorologia. Contudo, uma massa de ar polar se aproximada do estado e derruba as temperaturas. Nesta terça-feira (24), os municípios de Clevelândia, Guarapuava e Castro devem amanhecer com mínimas em torno de 5ºC. Já na quarta (25), as mínimas ficam ainda mais baixas e podem chegar a 0ºC.

Fonte: G1.com

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Notícia na Hora Exata
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates