Ultimas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Governo do Paraná deve nomear defensores públicos aprovados.

Nomeação de aprovados em concurso público deve ser feita na terça (15). Previsão inicial era de que eles fossem nomeados até o fim de junho.

O Governo do Paraná deve nomear na terça-feira (15) defensores públicos aprovados no primeiro concurso público realizado para o cargo. A nomeação está marcada para as 14h30, no Palácio Iguaçu, na mesma cerimônia em que a Defensora Pública-Geral, Josiane Fruet Lupion, deve ser reconduzida ao cargo. A expectativa da Defensoria Pública do Paraná (DPPR) é de que 87 defensores sejam nomeados.

O concurso público aberto em 2012 tinha 197 vagas previstas em edital, mas aprovou apenas 95 defensores. A homologação do resultado foi publicada em Diário Oficial no dia 16 de maio de 2013, e a previsão inicial era de que os aprovados fossem nomeados ainda no primeiro semestre. Problemas do governo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LFR), porém, atrasaram o cronograma.

Segundo a DPPR, apenas 87 dos 95 aprovados apresentaram todos os exames médicos regularmente. Eles devem se juntar aos atuais dez defensores públicos que foram nomeados em 2011. Após a nomeação, as próximas etapas do ingresso são a escolha de lotação, um mutirão carcerário (ambos no mês de novembro), um curso de formação, e a posse formal. O início dos trabalhos está previsto para o dia 9 de dezembro.

Além de Curitiba, os defensores devem atuar, a princípio, em Londrina, Maringá, Ponta Grossa,Castro, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava, Irati, Santo Antônio da Platina, Umuarama,Pato Branco e Campo Mourão.

A assessoria do governo estadual confirmou ao G1 que defensores serão nomeados, mas não soube informar se serão os 87 já nesta primeira leva. A reportagem também questionou de que forma os entraves da LFR foram superados, e aguarda retorno.

Aprovados no concurso chegaram a protestar contra o atraso nas nomeações. 
(Foto: Paola Manfroi/ RPC TV)


Atraso

A Defensoria Pública do Paraná foi criada em 1991, porém, sem estrutura e sem regulamentação. A lei que regulamenta a instituição foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná apenas em 2011, fazendo do Paraná o penúltimo estado do Brasil a regulamentar a própria Defensoria.

Além dos 10 defensores nomeados sem concurso, há ainda 150 assessores, que atendem as penitenciárias e delegacias e mais 54 funcionários do quadro de apoio. Mesmo com as 87 nomeações, o número de defensores públicos no estado do Paraná é considerado insuficiente pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). O órgão sustenta que o número recomendado para o estado é de 844 defensores.

Em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu o prazo de seis meses para que o Governo do Paraná instalasse a Defensoria Pública efetivamente. O Governo chegou a recorrer da decisão do ministro Celso de Mello, mas agora confirmou as nomeações.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/10/governo-do-parana-deve-nomear-defensores-publicos-aprovados.html

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Notícia na Hora Exata
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates